O levantamento feito por especialistas convidados pela Revista
Veja analisou 720 questões e pretende servir como guia para os
estudantes que vão realizar o exame neste ano. Um exemplo prático disso:
na prova de ciências da natureza, a incidência de questões relativas a
ecologia é muito superior à registada pela área de botânica, ao mesmo
tempo em que eletricidade supera de longe termodinâmica. Já no exame de
ciências humanas, questões sobre o período republicano brasileiro são
mais comuns do que as relativas à história colonial. Na prova de
linguagem, os estudantes devem estar mais preocupados com interpretação
textual do que com gramática. Por fim, em matemática, funções e
geometria são mais frequentes do que equações elementares ou matrizes.
O exame de avaliação do ensino médio surgiu em 1998. Em 2009,
transformou-se em vestibular, quando passou a selecionar estudantes para
instituições federais de nível superior. Desde então, ganhou feições
diferentes e, por isso, pouco se parece com a prova criada uma década
antes. Por essa razão, o levantamento exibido a seguir considera apenas
as questões apresentadas nas provas realizadas a partir de 2009. Ainda
assim, segundo os professores ouvidos, o estudante que se prepara para a
avaliação deve se concentrar nas edições de 2010, 2011 e 2012. Isso
porque o exame de 2009 representa a transição do antigo para o novo
modelo, o primeiro em que foram apresentadas 180 questões, e não mais
63.
Fonte: Revista Veja,
http://biologiadiversa.blogspot.com.br/p/var-nreumqnreumqnreumq.html
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